Clique nas imagens para ampliar
A qualificação térmica de equipamentos é um procedimento que tem como finalidade assegurar que o aparelho, em sua condição normal de funcionamento, mantenha as condições térmicas dentro dos limites estabelecidos.
A qualificação térmica também efetua testes biológicos e químicos para evitar que ocorra deficiência na esterilização e danos a produtos e embalagens.
Há vários tipos de equipamentos que necessitam da qualificação térmica de equipamentos, como, por exemplo: autoclave a vapor, a gás ETO e formaldeído, lavadoras (termodesinfectoras e ultrassônica), estufas (incubadoras e secagem), estufa de esterilização e despirogenização, câmara climática e sala para estudo de estabilidade, câmara fria, freezer, ultrafreezer e refrigerador, liofilizadores, banhos marias, entre outros.
Cada estudo de qualificação térmica de equipamentos exige o seguimento de um protocolo, que é a descrição de todos os testes a serem aplicados. Também requer um relatório com os dados compilados dos testes executados, contendo tabelas com informações de temperatura, umidade e/ou pressão mínima, média e máxima de cada sensor utilizado no decorrer da qualificação térmica de equipamentos.
A periodicidade para realização da qualificação térmica não é determinada por nenhuma norma, mas é recomendado que seja realizada sempre que haja nova calibração do sensor de controle do equipamento, ou no caso de qualquer alteração no equipamento.
A qualificação térmica de equipamentos é realizada em três etapas:
AFERIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO